A Escola de Músicos é uma tradicional escola de música, situada no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Funcionando há 15 anos, tem como lema "O aprender no seu ritmo", frase que bem expressa nossa filosofia de ensino. Acreditamos que o entendimento e absorção dos conteúdos musicais vêm de maneiras distintas, dependendo do momento, disponibilidade e entrega do aluno.


Estrutura

A Escola de Músicos possui 3 salas e um estúdio. Todas com computador e quadro branco (lousa).

Sala I

Sala com amplificadores para aulas de instrumentos de cordas (Violão, Baixo, Guitarra, Cavaquinho etc.) e atendimento Musicoterápico.

Sala II

Utilizada para aulas de Piano, Canto, Sopros, Violino e Musicalização. É equipada com Piano Elétrico e espelho grande para ajudar no trabalho de performance.

Sala III

Equipada com um piano acústico de armário onde acontecem aulas de Piano, Acordeon e Canto

Musicalização Infantil

A Musicalização Infantil é um trabalho pedagógico-musical que visa à formação integral através de vivências musicais. A criança é o sujeito ativo da experiência e inserida num processo de construção, terá a oportunidade de experimentar, sentir, perceber, criar, refletir e escutar de forma lúdica.
Além das questões musicais, também é trabalhado a comunicação, através da interação do aluno com o meio, colegas e professores, possibilitando o desenvolvimento natural da atenção, memória, coordenação motora, linguagem e da construção organizacional do pensamento.

Musicoterapia

A Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com atendimento individual ou em grupo, em um processo para facilitar, e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento (definição site UBAM – União Brasileira das Associações de Musicoterapia).

Estúdio

Possui uma Bateria completa, um par de Tumbadoras, Cajon, Bongô, Xilofone, Glokenspiel e percussões pequenas.  Amplificadores e pedestais para microfone.
Além de aulas de Bateria, Percussão, Musicalização e atendimento Musicoterápico, o estúdio também é usado para ensaios dos alunos e professores e alugado para bandas de fora da escola.